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A SIM promove capacitação para seus motoristas e cobradores com foco no atendimento diferenciado a idosos e pessoas com deficiência

Escrito por Super User Ligado . Publicado em Blog

“Educação, Cidadania e o mais importante: RESPEITO”A SIM – Sistema Integrado Metropolitano, empresa de transporte coletivo que opera na cidade de Santa Rita, promoveu nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro, mais um ciclo de treinamento com seus colaboradores (motoristas, cobradores e fiscais). Os 127 funcionários participaram do programa “Motorista Cidadão, Transporte Legal” um programa pioneiro no país que tem por objetivo capacitar motoristas de ônibus para um atendimento especial a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Em simulação, motoristas e cobradores, experimentaram as dificuldades enfrentadas por usuários com mobilidade reduzida. Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência.

Os participantes foram estimulados a uma reflexão. É nesse momento foi colocada em prática a EMPATIA (eu me colocar no lugar do outro), ou seja, além das aulas teóricas com depoimentos de idosos e pessoas com deficiência, apresentações de slides e vídeos relacionados ao tema, os motoristas participam também de aulas práticas. Nas dinâmicas utilizadas eles ficaram em cadeira de roda, tiveram os olhos vendados e foi colocado em suas pernas pesos para dificultar sua locomoção, simulando a dificuldade que um cadeirante, uma pessoa com deficiência visual e que um idoso passa no dia a dia nos transporte coletivo.  As aulas práticas foram realizadas na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Rita-PB. Além dos operadores, participaram do treinamento, observadores representando a associação das pessoas com deficiência, representante da secretaria do bem estar social de Santa Rita, a vereadora Vanda de Olavo, representando o conselho do idoso e Dr. Jose Augusto Morosine, representando o SETRANS-PB. 

A experiência serviu para sensibilizar os operadores que sentiram na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários. O motorista de ônibus Luciano Ribeiro utilizou uma máscara nos olhos e uma bengala para viver a rotina de um deficiente visual e explica o que sentiu. “Andar sem enxergar é muito difícil”. Você tem que se locomover lentamente para conseguir saber em que direção deve seguir. Para mim, foi um grande aprendizado. Não só vou levar essa experiência para o meu trabalho, como vou incentivar meus colegas a  praticarem o dia a dia.

Sentado em uma cadeira de rodas para embarcar no ônibus, o motorista Manoel de Souza, que trabalha na profissão há 18 anos, também avalia de forma positiva a aula prática. "Quando passamos pelo que o outro passa, fica mais fácil entender as dificuldades. Eu acho muito importante cursos desse tipo para a categoria, porque nos ajuda a tratar melhor os usuários”, disse Manoel.


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